É um método moderno e de alta precisão para a avaliação da composição corporal de um indivíduo. Representa um sistema de avaliação da composição corporal, que consiste em um teste onde ocorre passagem de uma corrente elétrica de baixa intensidade e de alta frequência através do corpo, sendo esta corrente imperceptível.
A impedância corporal é a resistência corporal e a passagem de uma corrente elétrica, sendo a unidade da mesma feita em Ohms (Ω). Os métodos para obtenção dos sinais de utilizados na bioimpedância são divididos em multifrequências – que realizam a chamada espectroscopia de bioimpedância – e mono frequencial – aqueles que analisam a bioimpedância numa única freqüência, normalmente de 50 kHz.
Ele possibilita medir os percentuais de gordura que estão debaixo da pele e entre os órgãos, massa magra e água corporal. Os tecidos magros são altamente condutores de corrente elétrica pela grande quantidade de água e eletrólitos; por outro lado, a gordura e osso são pobres condutores. Não é indicado para gestantes e portadores de marcapasso.